Em comemoração ao Dia do Motorista, celebrado no dia 25 de julho, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) participou de uma ação promovida pelo Sest Senat, realizada pela primeira vez, em conjunto com outras instituições e empresas de transporte, no bairro Industrial, na unidade A21, em Contagem, no último sábado (22/7).
No evento, chamado “Portas Abertas”, a instituição preparou diversas atividades para as famílias dos profissionais do transporte e da comunidade local, com entrada gratuita.
A proposta foi chamar a atenção das pessoas sobre a representatividade da data e da importância do alinhamento dos condutores à segurança no dia a dia no trânsito.
Entre as ações, houve distribuição de brindes, orientações sobre nutrição e odontologia, feira de artesanato com comércio de produtos de moda e beleza, espaço food truck e encaminhamento com oportunidades de emprego pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine Contagem).
O diretor da unidade do município, Geraldo Majela, comentou sobre a celebração e a organização do projeto. “Esta é uma data muito importante. É um momento de união em que a instituição abre literalmente as portas tanto para a comunidade, quanto para o seu público-alvo (profissionais do transporte) para que conheçam os nossos parceiros e serviços de assistência e de qualificação para que possam utilizá-los”.
Um dos instrutores, Jorge Wagner Faccion, ressaltou que é essencial ter hábitos saudáveis que contribuam para o bem-estar e a segurança dos motoristas e dos profissionais que trabalham com transporte: “O mais importante é a gente conversar, mobilizar e conscientizar essas pessoas em relação à saúde, à prática de esportes, além da hidratação e da alimentação, dormir bem, e evitar o uso de álcool e drogas, para que elas possam ter uma vida saudável e praticar uma boa direção defensiva”.
A gerente de Educação para o Trânsito da Transcon, Marli Lopes, relembrou sobre os cuidados e os comportamentos que os motoristas devem ter para preservar a segurança de todos. “A gente tem que ter a certeza que a vida é nossa prioridade, é o nosso bem maior. Quando a gente pega a estrada, seja para ir ao trabalho, transportar cargas ou pessoas, o condutor tem que lembrar que tem uma família esperando por ele. Então, segurança sempre em primeiro lugar. No trânsito, a gente realmente tem que escolher a vida”, disse.
A programação contou também com simuladores de impacto de sinistros e de substâncias psicoativas. Além dos espaços recreativos, o evento contou com o “momento colorir educativo”, tabuleiro humano e a transitolândia da Transcon. Os responsáveis e suas crianças puderam aprender e vivenciar experiências de situações presentes no trânsito, de maneira lúdica.
Foi o caso, por exemplo, da Maria Luiza Fagundes Gomes, 8, que comentou sobre sua participação e o que aprendeu com a atividade. “Gostei muito da Transitolândia. Eu aprendi que não devemos avançar o sinal, quando está vermelho, que precisamos parar e respeitar as leis de trânsito”.
A vigilante e motorista, Fabiana Cristina Pereira, moradora da região Industrial, elogiou as ações que foram feitas e todos os envolvidos na organização. “Essa foi uma atividade bem educativa, pois ensina as crianças desde cedo a como se comportar no trânsito. Isso é um incentivo para nós e elas nos lembram também que não devemos cometer erros que podem colocar em risco as nossas vidas e de outras pessoas. Parabéns, nota 10”.
Para o técnico de formação profissional da unidade, Gleison Júnior Silva, a ação foi uma oportunidade de reconhecimento e valorização do profissional do transporte, que contou com a participação e o envolvimento de seus familiares: “Essa é a primeira vez que a gente faz a reunião aqui na unidade. Como o nosso foco é a formação deles, para nós é essencial comemorar a data. O apoio da Transcon, com a educação para o trânsito, e o envolvimento de outras entidades, foi fundamental”.